• Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa: 
Os Grupos de Pesquisa se articulam com pelo menos uma das Linhas de Pesquisa do PGENF-UFBA. São liderados por docentes da Escola de Enfermagem da UFBA e congregam docentes desta unidade, discentes da graduação (voluntárias/os ou bolsistas de PIBIC, PIBIEX, PERMANECER ou PET) e da pós-graduação, assim como egressas/os do Programa e docentes e profissionais de diversas áreas vinculadas/os a serviços parceiros para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
 
Nesses espaços são discutidas as pesquisas em desenvolvimento e as experiências coletivas, bem como atividades de extensão e de ensino. Constituem-se, portanto, em cenários de aprendizagem e de aprofundamento teórico-metodológico das pesquisas, contribuindo para consolidação das linhas e projetos de pesquisa.
 
 

Linha de pesquisa 1: Cuidado à Saúde das Mulheres, Relações de Gênero e Etnicorraciais: 

Ementa: Estudo da saúde das mulheres e do cuidado em enfermagem e saúde com ênfase na saúde sexual e reprodutiva; das vulnerabilidades às doenças sexualmente transmissíveis e não transmissíveis e consumo de substâncias psicoativas; da dinâmica das relações de gênero e interseccionalidade étnico-raciais, de geração e classe; da violência de gênero; das políticas públicas na atenção às mulheres.

Esta linha de pesquisa é apoiada pelo Núcleo de Estudo sobre Saúde da Mulher, composto pelos grupos de pesquisa:

1. GEM – Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher. 

2. SVDG – Grupo de Pesquisa sobre Sexualidades, Vulnerabilidades, Drogas e Gênero:

 (contato através do e-mail: e Instagram: @gruposvdg).

3. Grupo Saúde da Mulher, Enfermagem, Gênero, Raça e Etnia. 

 (contato através do e-mail: e Instagram: @gem.ufba).

4. GESTAR - Grupo de Estudos sobre a Saúde da Mulher no período gravídico-puerperal.

(contato através do e-mail: gestar@ufba.br). 

Nesta linha estão alocadas quatro docentes do quadro permanente: Dra. Edméia de Almeida Cardoso Coelho,  Dra. Jeane Freitas de Oliveira,  Dra. Lilian Conceição Guimarães de Almeida e Dra.Telmara Menezes Couto.

Docente colaboradora (uma): Dra. Silvia Lucia Ferreira. 

Linha de pesquisa 2: Promoção à Saúde, Prevenção e Controle de Agravos

Ementa: Estudo dos fatores de risco, da prevenção, do monitoramento, do controle, da reabilitação, da intervenção e da inovação tecnológica relacionado aos agravos em saúde, na perspectiva do cuidado em enfermagem e saúde.
 
Esta linha de pesquisa é apoiada pelos grupos de pesquisa:
 
(contato através do e-mail: grupovidaufba@gmail.com e Instagram: @labvida_eeufba). 
 
(contato através do e-mail: gisc@ufba.br e do Instagram: @gisc.ufba).
 
(contato através do e-mail: grupoativar.ufba@gmail.com e Instagram: @grupoativar). 
 
Nesta linha estão alocadas quatro docentes do quadro permanente: Dra. Fernanda Carneiro Mussi, Dra.Nadirlene Pereira Gomes, Dra. Lílian Guimarães Almeida, Dra.Telmara Menezes Couto

Linha de pesquisa 3: O Cuidado no processo de Desenvolvimento Humano

Ementa: Estuda o cuidar no processo de desenvolvimento humano a partir das áreas da criança, adolescente, adulto, idoso e saúde do trabalhador, abrangendo as dimensões de gênero, classe social, raça/cor, etnia, geração e espiritualidade nas perspectivas epistemológicas, éticas e bioéticas.
 
A Linha é  apoiada pelos Grupos de Pesquisa:
 
(contato através do Instagram: @nespi.ufba);
 
(contato através do e-mail: crescer.ufba@gmail.com e Instagram: grupocrescer.ufba);
 
3. EXERCE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Ética e Exercício da Enfermagem.
(contato através do e-mail: exerceenf@ufba.br e Instagram: @grupoexerce; site: http://www.exerce.enf.ufba.br/);
 
(contato através do Instagram: @gecs_enfermagem_ufba). 
 
Nesta linha estão alocada(o)s 8 docentes do quadro permanente: Dr. Anderson Reis de Sousa, Dra. Climene Laura de Camargo, Dra. Darci de Oliveira Santa Rosa, Dra. Larissa Chaves Pedreira Silva, Dra. Márcia Maria Carneiro Oliveira, Dra. Maria Carolina Ortiz Whitaker, Dr. Rudval Souza da Silva (docente externo) e Dra. Tânia Maria de Oliva Menezes.
Docente colaboradora (uma): Dra. Juliana Bezerra do Amaral
 

Linha de pesquisa 4:  Formação, Gestão e Trabalho em Enfermagem e Saúde

Ementa: Ementa: Desenvolve conhecimento teórico e operacional da enfermagem e saúde contemplando políticas de saúde, formação profissional em diferentes níveis educacionais, gestão de serviços e sistemas de saúde, história institucional e de pessoas, inovação tecnológica, produção social e trabalho.

A Linha é  apoiada pelos Grupos de Pesquisa:

1. GEPASE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Saúde e Enfermagem.

(contato através do e-mail: gepaseufba@gmail.com, Facebook: @Gepaseufba Instagram: Gepaseufba).

2. GERIR – Grupo de Pesquisa em Políticas, Gestão, Trabalho e Recursos Humanos em Enfermagem e Saúde Coletiva.

(contato através do e-mail: grupodepesquisagerir@gmail.com, Instagram: Insta: @gerir_)

Nesta linha estão alocadas(os) quatro docentes do quadro permanente: Dr. Deybson Borba de Almeida (docente externo), Dr. Gilberto Tadeu Reis da Silva, Dra. Josicélia Dumêt Fernandes, Dra. Simone Coelho Amestoy (docente externa).

Docentes colaboradoras (duas): Dra. Tatiane Araújo dos Santos, Dra. Giselle Alves da Silva e Dra. Virgínia Ramos dos Santos Souza.