• III Congresso Internacional de Tecnologias em Saúde V Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem da Bahia XIV Seminário de Pesquisa da EEUFBA

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA) realiza congresso internacional sob o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
    VEJA MAIS
  • Revista Baiana de Enfermagem é vinculada ao Programa

    - Sobre a Revista Foco e Escopo A Revista Baiana de Enfermagem (RBE), criada em 1981 pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, é um órgão de divulgação eletrônica científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. A partir de 2010, foi publicada sua primeira edição eletrônica. Publicação bilíngue, em fluxo contínuo (Rolling Pass), de acesso livre (CC-BY-NC) e utilização de Digital Object Identifier (DOI®). É afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), integra a coleção REV@ENF, encontra-se hospedada no Portal Scielo e indexada na Scopus, Lilacs, BVS, BDENF, CINAHL, CUIDEN, Latindex, entre outras. Adota-se como abreviatura Rev. baiana enferm. ISSNe 2178-8650 - Missão Promover a difusão do conhecimento científico, no campo da enfermagem, educação e outras áreas que transversalizem com as questões da saúde e desenvolvimento humano, resultante da assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão desenvolvida a nível nacional e internacional. Visão Consolidar o reconhecimento, a nível nacional e internacional, pela excelência, celeridade e acessibilidade (com áudio-descrição e tradução em libras). - Valor Excelência. Integridade. Ineditismo. Inclusão. A RBE preza pela transparência atuando em consonância com os padrões de boas práticas e a ciência aberta no processo de seleção e divulgação de artigos inéditos de alto padrão de qualidade e rigor metodológico. Sua equipe está capacitada e empenhada para a realização das diversas atribuições inerentes ao processo de gestão de periódico, valorizando a formação de estudantes da graduação e pós-graduação, a popularização e a acessibilidade da ciência. - Público alvo Profissionais de saúde, da educação e áreas afins.
  • Portal Periódicos Capes

    Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor. Desde livros, normas técnicas, patentes e estatísticas até vídeos e áudios reunidos em um só lugar.
    VEJA MAIS
  • SOMOS CONCEITO 5

    O Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde é CONCEITO 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES, período 2017-2020, denotando a excelência das pesquisas realizadas.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização..
    VEJA MAIS

Histórico

A origem do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia - PPG-AU FAUFBA, remonta ao curso de arquitetura ministrado, desde sua fundação [1877], na Academia e depois Escola de Belas Artes da Bahia. Após a federalização e incorporação da Escola de Belas Artes à Universidade [1949] e com o reconhecimentos das atribuições legais do profissional Arquiteto, o curso de arquitetura passou a ter autonomia e foi criada a Faculdade de Arquitetura [1959]. Serviu de subsídio ao curriculum da nova faculdade a carta de princípios estabelecida no Congresso da União Internacional de Arquitetos – UIA [1959], notadamente em relação ao desenvolvimento da sensibilidade plástica, a noção do espaço, a imaginação, a memória visual, o sentido do homem e do caráter. Com a implantação da estrutura departamental da Reforma Universitária [1970] e a conclusão das obras da nova sede da Faculdade no Campus da Federação [1973], surgiram as condições para a criação dos cursos de pós-graduação. O primeiro curso de pós-graduação foi o Curso de Especialização em Planejamento Urbano e Regional – CEPUR, realizado nos anos setenta, e o primeiro curso regular de pós-graduação foi o Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos – CECRE [1981]. A pós-graduação stricto sensu se concretiza com a criação do Mestrado [1983], que passa a atender a necessidade de formação de professores e especialistas para uma nova realidade educacional e política do país. A criação do então denominado Mestrado em Organização do Espaço Físico-Ambiental, vislumbrava o processo de abertura política com o fim do governo militar, mas também a demanda advinda do forte crescimento no número de universidade particulares que seriam criadas nos vinte anos seguintes. Com seu primeiro Colegiado empossado em 16 de março de 1983, tendo como Coordenador o Prof. Pasqualino Romano Magnavita e Vice-Coordenador o Prof. Antonio Heliodorio Lima Sampaio, o Mestrado surge como uma forma de pensar aspectos fundamentais de um país que passava a ser predominantemente urbano. A criação do Doutorado em Arquitetura e Urbanismo do PPG-AU FAUFBA consolida esta política e faz avançar, no triênio 1998-1999-2000, para além do eixo Rio-São Paulo, a ainda recente implantação de doutorados na Área.
 
Triênio 1998-1999-2000
 
O principal avanço do PPG-AU FAUFBA nesse triênio foi a implantação do segundo Doutorado da área no Brasil. Aprovado pela CAPES em agosto de 1999, o ingresso da primeira turma se deu em março de 2000. A implantação do Doutorado manifestou, de imediato, desdobramentos importantes como: a ampliação das possibilidades de formação que a Faculdade de Arquitetura da UFBA oferecia, aumento de intercâmbios com outras instituições, fortalecimento das linhas de pesquisa, criação e fortalecimento de núcleos e laboratórios, assim como a emergência de novas temáticas de pesquisa. O Doutorado, portanto, veio ampliar a estrutura acadêmica do PPG-AU FAUFBA, fortalecendo sua capacidade de atuar em atividades de ensino, pesquisa e extensão, e concluindo o processo de implantação da nova estrutura curricular e o fortalecimento das Linhas de Pesquisa existentes e a criação de uma nova linha que passa a abranger pesquisas vinculadas à temática Linguagem, Informação e Representação do Espaço. A nova linha de pesquisa teve como grande impulsor o Laboratório de Computação Aplicada ao Desenho [LCAD] - hoje uma referência nacional e internacional no uso de tecnologias da informação aplicadas ao estudo da arquitetura, urbanismo e da cidade - através dos seus diversos cursos e do seminário "Projeto e Linguagens" [1999], atraindo professores do quadro e de outras universidades. O fim deste triênio é marcado pela realização da VI Conferência Internacional do DOCOMOMO, evento de grande repercussão internacional.
 
Triênio 2001-2002-2003
 
Em 2003, o PPG-AU FAUFBA completa 20 anos de instituição do seu mestrado, oportunidade em que foi lançado o novo periódico semestral Cadernos PPG-AU FAUFBA, voltado, sobretudo, para a produção discente e divulgação das atividades do Programa. Foram realizados diversos eventos de âmbito local, nacional e internacional, com destaque para um amplo seminário interno de auto-avaliação, voltado para a discussão da estrutura curricular implantada em 2000. Em 2003 o PPG-AU FAUFBA tem a primeira tese doutoral defendida e são colocados novos desafios para uma qualificação mais ampliada e alinhada com a política de fortalecimento da pós-graduação no Brasil, a universidade pública como centro de excelência acadêmica e a indissociabilidade do processo de interação com a sociedade e com os demais centros acadêmicos que atuam em áreas similares. Consolida-se e amplia-se assim a atuação da pós-graduação como Programa, objetivando maiores possibilidades na formação profissional que a Faculdade de Arquitetura da UFBA oferecia e seus desdobramentos para a preservação do patrimônio, a produção da arquitetura e da cidade. Neste triênio, destaca-se ainda a atuação das Linhas de Pesquisa, núcleos e laboratórios na promoção de destacadas ações como o projeto de acervo temático InfoHab, as oficinas do International Design Seminar com universidades da América Latina e Europa, a participação na rede Urbanismo BR, sediada na FAUUSP, a cooperação com a Universidade de Évora e com o International Council on Monuments and Sites – ICOMOS, o projeto ARQBAHIA, a implantação da Rede Baiana de Informação de Tecnologia Espacial -REBATE, o Programa de Intercâmbio com a Universidade de Pelotas [PQI/CAPES], a participação no projeto Metrópole, Desigualdades Socioespaciais e Governança: Projeto Salvador em rede nacional coordenada pelo IPPUR/UFRJ, o convênio internacional CAPES/COFECUB com a CNRS/Université de Paris, e a contínua participação nas atividades da Associação de Pós-Graduação em Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional [ANPUR].
 
Triênio 2004-2005-2006
 
Este triênio se destaca pela forte indução do PPG-AU FAUFBA à sua capacidade de nucleação, solidariedade, visibilidade e internacionalização. De fato o Programa consolida sua capacidade de nucleação, com uma importante formação de recursos humanos a nível regional e nacional, incluindo alunos estrangeiros [Convênio PEC-PG], que ao retornarem às universidades de origem formam novos grupos de ensino e pesquisa, responsáveis pela formação de futuros núcleos tanto de graduação quanto de pós-graduação em arquitetura e urbanismo. Esta capacidade de nucleação também é seguida de avanços importantes em iniciativas de solidariedade, ajudando institucionalmente outros programas menos consolidados que mais adiante criarão seu próprios cursos como os de Doutorado no Programa de Artes Visuais e no Programa de Geografia da UFBA, ocorridas no triênio 2010-2011-2012. A forte consolidação internacional do programa se nota através da institucionalização de acordos bilaterais, participação de diversos professores estrangeiros em cursos, eventos e publicações do programa, participação dos membros do programa em instituições fora do país através de estágios de doutorado sanduíche [Itália, França, Portugal e Espanha] e estágios de pós-doutoramento de docentes ou de participações eventuais em eventos, pesquisas ou publicações estrangeiras. Esta internacionalização atinge, neste triênio, a maior parte do corpo docente e estabelece os vínculos que, nos triênios seguintes serão fortalecidos com instituições de pesquisa ou com pesquisadores de outros países. Não menos importante é sua inserção no debate sobre arquitetura e urbanismo no cenário local e regional, arregimentando grande participação da sociedade nos eventos que organiza [seminários e palestras abertas, livres e gratuitas], na oferta de vagas para alunos especiais ou ouvintes, na presença constante de seus membros [docentes e discentes] em debates na mídia e na divulgação dos trabalhos através de web sites e periódicos do programa. Neste triênio se destaca também a importância dos cargos públicos exercidos por seus membros, como a direção da Secretaria de Habitação Municipal, a presidência da Associação Nacional de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional e a coordenação de área no CA CNPq.
 
O evidente amadurecimento do PPG-AU FAUFBA durante este triênio será reconhecido com a Nota 6, máxima na Área, dada pela CAPES.
 
Triênio 2007-2008-2009
 
Este triênio se destaca pelo fortalecimento do Programa como um pólo de excelência regional, articulando cooperações a partir do programa CAPES DINTER com a Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Aprovado em 2008 e iniciado em 2009, este programa de formação de doutores, que se encerra em 2013, é realizado com o Mestrado de Engenharia Urbana e Ambiental e o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, ambos da UFPB e avaliados com o conceito 3 pela CAPES. Tem a colaboração do Programa de Engenharia Industrial da UFBA e dos programas da Universidade Federal de Pernambuco [MDU] e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte [PPG-AU]. Se trata da aplicação de um vasto plano de colaboração, incluindo ensino, pesquisa e 
extensão, que teve e teria grandes e positivas implicações nos itens de solidariedade, nucleação e visibilidade do PPG-AU FAUFBA. Sem descuidar do objetivo principal que é a formação de professores, o DINTER tem servido para fortalecer a criação de uma rede de colaboração com os programas do Nordeste, visando o compartilhamento de experiências e oportunidades numa região especialmente carente da Federação. Outro destaque do triênio foi a aprovação pela CAPES [2009] da criação do Mestrado Profissional em Conservação e Restauro - CECRE, cuja primeira turma seria oferecida no segundo semestre de 2010. A criação do mestrado profissional veio fortalecer a relevância nacional e internacional do PPG-AU FAUFBA no campo da Conservação e Restauro, depois de 15 edições do CECRE como curso de especialização.
 
No aspecto da internacionalização, o triênio apresentou resultados extremamente positivos com três acordos internacionais incluindo importantes Universidades e Centros de Pesquisa da França [CAPES-COFECUB, até 2007], da Espanha [CAPES-MEC/DGU, até 2009] e da Alemanha [CAPES-DAAD, iniciado em 2009]. Destacaram-se ainda os convênios com o Instituto Cultural Brasil-Alemanha, a Universität Bauhaus–Weimar, a Ecole Superieur d'Architecture de Grenoble [com atividades em Salvador, Grenoble e Montreal patrocinados pelo Programa PIRVE do CNRS], além de dois grandes eventos internacionais dentro do ano da França no Brasil, uma oficina de projeto com universidades da América Latina e Europa através do International Design Seminar - Urban Renewal and Town Culture, e a continuidade de cooperação com a Universidade de Évora, 
com o International Council on Monuments and Sites – ICOMOS, a integração do PPG-AU FAUFBA na Red Iberoamericana de Postgrados [RIPPET] e os convênios interinstitucionais para cooperação entre o Programa e os Programas de Pós-graduação da Universidad Politécnica de Cataluña [Espanha], Universitá IUAV di Venezia [Itália], Université Jean Monnet de Saint Etienne [França], Universidade do Algarve [Portugal], Universitè Paris 1 Sorbonne e Ecole d'Architecture de Paris-Belleville. É importante ressaltar também a grande quantidade de eventos realizados e apoiados pelo PPG-AU FAUFBA, destacando suas duas grandes áreas de atuação: o Seminário Internacional Tecnologias Digitais Aplicadas à Documentação Arquitetônica [Área de Conservação e Restauro] e o seminário Os Desafios do Urbanismo na França e no Brasil [Área de Urbanismo]. O programa recebeu ainda três prêmios e uma menção honrosa por seus trabalhos de conclusão de curso: VI Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Urbano e Regional” (ANPUR), categorias tese de doutorado e dissertação de mestrado; Prêmio ANTAC-HOLCIN para dissertação de mestrado; e menção honrosa no Prêmio Capes de Teses da Área de Arquitetura e Urbanismo.